terça-feira, 2 de abril de 2013

Teen Wolf (1985)

Título brasileiro: O Garoto do Futuro.

Por quê, Michael J. Fox? Por quê?



Em 1985, Michael J. Fox atuou no filme que marcou sua carreira pra sempre e que se tornou um cult classic quase instantaneamente. Infelizmente, não dá pra dizer o mesmo de seu trabalho seguinte, Teen Wolf.

O filme é exatamente o que o título sugere. Uma comédia de high school, onde o protagonista é um adolescente comum que descobre que é um lobisomem. Todos os clichês de filmes teen estão presentes: conversas nos armários da escola, a amiga bonitinha que gosta do protagonista, a loira popular esnobe, o namorado violento da loira, o baile do colégio, etc.

Pra piorar, o filme inteiro é um chute na boca da mitologia dos lobisomens. Sem maldição transmitida através de mordida, sem transformações dolorosas em noites de lua cheia ou horas violentas nas quais a vítima nem ao menos está consciente.  A "doença" de Scott é hereditária, as transformações
são voluntárias e por algum motivo, ninguém na cidade acha estranho que um adolescente perfeitamente normal vire de repente um monstro peludo dolorosamente parecido com um wookie.

Como se não bastasse, ele começa a ganhar popularidade graças a suas novas características e desenvolve crises de identidade, que eventualmente culminam na mensagem importantíssima que o filme tenta passar: seja você, por mais que seja legal ser um lobisomem super cool que sabe fazer backflips sobre uma van em movimento.

Com tantos elementos farofa, Teen Wolf perde a chance de não se levar a sério, que é a melhor coisa que um filme desse tipo pode fazer.




O ponto alto da farofa: O jogo de basquete. Aparentemente, ser um monstro não é problema se a transformação te deixa bom em esportes de uma hora pra outra.


Elenco:
Michael J. Fox, que adquire a habilidade de se transformar num moço muito cabeludo.
Susan Ursitti como Boof, a amiga bonitinha.
Jerry Levine como o amigo engraçado e provavelmente o melhor personagem do filme.

 
Tá, e agora?
Disponível para download aqui.

  • Numa tentativa picareta e ridícula de pegar carona no sucesso de Back to the Future, o filme foi lançado no Brasil como O Garoto do Futuro. Futuro. Um filme sobre um lobisomem. Faz perfeito sentido.
  • Em 2011, a MTV lançou uma série com o mesmo título e conservando os nomes de alguns personagens, mas aparentemente as semelhanças entre série e filme param por aí.

Um comentário:

  1. O filme mais legal do MJF (depois de BTTF, é claro) é O Segredo do Meu Sucesso...
    Eu pretendia falar alguma coisa além disso nesse comentário. Ia fazer algum sentido, mas tudo bem.
    PS: acabou de começar o blog e ele já tem uma frequência de postagem 830% maior do que a do blog antigo heheheheheh

    ResponderExcluir